Triumph anuncia novidades tecnológicas inovadoras no seu projeto de moto elétrica

Triumph anuncia a conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando os inovadores motor e bateria
elétricos e os primeiros esboços do estilo do protótipo da moto que será criada no final da
próxima fase e servirá de base para a futura estratégia de motos elétricas da marca no mundo.

Em maio de 2019, a Triumph anunciou, mundialmente, sua participação no Projeto TE-1, que tem
como foco o desenvolvimento de tecnologia especializada em motocicletas elétricas e soluções
integradas inovadoras. O projeto é uma colaboração única entre a fabricante inglesa e a Williams
Advanced Engineering (empresa que pertence ao Grupo Williams, referência na Fórmula 1, e é
dedicada a serviços de tecnologia e engenharia), a Integral Powertrain (fornecedora inglesa dos
setores automotivo e aeroespacial) e o Warwick Manufacturing Group – WMG (um departamento
acadêmico da Universidade de Warwick, que fornece pesquisa, educação e transferência de
conhecimento em engenharia, manufatura e tecnologia). O Projeto TE-1 é financiado pelo Office
for Zero Emission Vehicles (OZEV), do Governo do Reino Unido, e fornecido por meio da Innovate
UK (agência do governo britânico que promove programas de ciência e tecnologia).

Liderado pela Triumph, o projeto tem como focos desenvolver motocicletas elétricas que atendam
às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental, de
maneira alinhada com o foco do Reino Unido na redução de emissões; estabelecer parcerias
fortes, comercialmente viáveis e sustentáveis com fabricantes e cadeias de fornecimento do setor
no Reino Unido; e promover especialização e capacitação dentro da força de trabalho do Reino
Unido, gerando empregos e uma base de talentos que assegurem empregos sustentáveis e
impulsionem a reputação e a influência do Reino Unido no cenário mundial.

A Triumph anuncia, hoje, a conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando os inovadores motor e
bateria elétricos e os primeiros esboços do estilo do protótipo da motocicleta que será criada no
final da próxima fase. Os resultados de desempenho dos teste iniciais excedem em muito os
parâmetros de referência atuais e as metas da indústria. Desenvolvimentos em desempenho,
eficiência e autonomia estão possibilitando que o Projeto TE-1 cumpra integralmente os objetivos
da parceria a fim de aumentar a credibilidade da indústria britânica, fornecendo contribuições
significativas para a futura estratégia de motocicletas elétricas da Triumph.

As principais realizações do projeto, até o momento, incluem resultados de testes que mostram
uma inovação significativa em massa, tecnologia de bateria e desempenho do motor superiores à
meta definida pelo Automotive Council do Reino Unido (uma organização administrada pela
indústria do Reino Unido que supervisiona a estratégia combinada de toda a indústria automotiva
da região) para 2025. O projeto deverá fornecer inovação genuína para um novo padrão de
desempenho de motocicletas elétricas plenamente utilizáveis.

“A conclusão da Fase 2 e os promissores resultados atingidos até agora fornecem uma visão
empolgante do potencial futuro elétrico e demonstram o talento e a inovação desta colaboração
britânica única. Sem dúvida, o resultado deste projeto terá um papel significativo nos nossos
esforços futuros para atender à ambição e ao desejo dos nossos clientes de reduzir seu impacto
ambiental e para um transporte mais sustentável”, disse Nick Bloor, CEO da Triumph. “Este
importante projeto fornecerá uma das bases para a nossa estratégia de motocicletas elétricas do futuro, focada em entregar o que os pilotos desejam da sua Triumph: o equilíbrio perfeito entre
desempenho, manuseio e usabilidade no mundo real, com a personalidade genuína da Triumph”,
acrescentou.

RESULTADOS DA FASE 2
Com base nas especificações acordadas, a Williams Advanced Engineering (WAE) identificou a
tecnologia de célula e a arquitetura de bateria apropriadas para atingir os objetivos de
desempenho. Usando isso como estrutura, a empresa otimizou o layout do módulo de bateria
para equilibrar a massa e o posicionamento dentro do chassi do protótipo, levando em
consideração o centro de gravidade, o espaço e a relação com o motor e a abordagem de carga.

Além do layout do módulo, também foi desenvolvida uma unidade de controle do veículo nova e
exclusiva, que é integrada ao conjunto da bateria para minimizar o peso e o acondicionamento.

Paralelamente, a WAE também criou um software de gerenciamento da bateria inovador para
assegurar que a alimentação seja fornecida para o desempenho da bateria. O resultado da Fase 2,
para a WAE, inclui uma bateria com funcionamento inteiramente testado e resultados de
desempenho que excedem quaisquer outros no mercado em termos de potência e densidade de
energia.

“Estamos muito satisfeitos por participar deste projeto, trabalhando para fornecer tecnologia de
bateria e sistemas de controle de última geração. No cenário de hoje, a maior parte da tecnologia
de motocicletas elétricas oferece um desempenho comprometido por baixos níveis de carga da
bateria. Usando uma solução leve e compacta, fomos capazes de proporcionar ao piloto o
desempenho máximo o tempo todo (independentemente da carga da bateria) e uma autonomia
líder da categoria. Nos concentramos em expandir os limites para reduzir a massa e otimizar a
posição da estrutura para beneficiar o manuseio. Também ampliamos os limites de desempenho
da bateria, equilibrando o design para aceleração e autonomia, com simulações em pilotagem de
pista. Em outras palavras, a mais agressiva possível”, disse Dyrr Ardash, Gerente Sênior Comercial
da Williams Advanced Engineering.

“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia
existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e
desenvolveu uma unidade de controle eletrônico, combinando o sistema de gerenciamento de
bateria com as funções de controle da moto em um único conjunto. Isso é inédito neste mercado,
beneficiando o acondicionamento e a integração, e melhorando a autonomia”, conclui Ardash.

De acordo com a Divisão e-Drive da Integral Powertrain, “nossa experiência em projetos e
fabricação de motores e inversores de última geração nos ajudou a impulsionar essa tecnologia
para o próximo nível. Na Fase 1, trabalhamos para integrar o motor e o inversor normalmente
separados em um conjunto único e compacto. A integração reduz a massa e o volume do motor,
reduzindo caixas adicionais no veículo, recursos de montagem, tubulação de resfriamento e
conexões pesadas de alta tensão”.

O inovador conceito de integração também é inteiramente escalonável, sendo possível aumentar
o número de estágios de potência para motores de maior diâmetro e maior torque, por exemplo.
Em combinação com sua tecnologia de motor de última geração, a empresa já observa resultados
empolgantes, com o motor atingindo uma potência duas vezes maior que a meta estabelecida
pelo Automotive Council do Reino Unido para 2025.

A empresa também implantou uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no
inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência
e autonomia maiores. Agora no final da Fase 2, a empresa está orgulhosa de ter construído um
novo protótipo do motor plenamente operacional, que foi testado quanto ao funcionamento e
está cumprindo todos os aspectos de desempenho.

“Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa.
Portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no
projeto do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isso
proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro
atualmente disponível no mercado. O motor produz 130 kW ou quase 180 cv de potência, mas
pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena
fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna”, afirmou Andrew Cross, Chief
Technical Officer da Integral Powertrain.

“A tecnologia do interruptor de carboneto de silício em nosso novo inversor integrado escalonável
ajudará a estabelecer novos padrões em termos de eficiência de motocicletas elétricas. A
aplicação desta tecnologia proporciona um peso geral mais leve, com desempenho e autonomia
significativamente maiores. Paralelamente, temos um foco muito forte no projeto para a atividade
de fabricação e montagem, de modo que todo esse alto desempenho do motor e do inversor
possa ser oferecido de maneira econômica. Em última análise, este realmente será um motor líder
da indústria e ajudará a moldar o futuro da mobilidade elétrica. Estamos orgulhosos de fazer parte
deste projeto de referência para a indústria britânica”, concluiu Cross.

A Warwick Manufacturing Group (WMG), trabalhou em estreita colaboração com todos os
parceiros do Projeto TE-1 durante as Fases 1 e 2 para desenvolver modelos representativos a fim
de simular os sistemas da moto, incluindo bateria, motor e controle. Inicialmente, isso permitiu
que fossem validadas as especificações em relação à seleção de componentes pretendida,
avaliando critérios de desempenho, como alcance e velocidade máxima com os modelos iniciais.
Isso possibilitou que a Triumph desenvolvesse o software em um estágio inicial, antes que o
hardware fosse construído, com programas de testes completos para assegurar que os testes reais
sejam os mais aprimorados possíveis. Mais recentemente, a WMG também forneceu orientações à
Triumph em relação à legislação futura, à infraestrutura de carregamento e às estratégias de
reciclagem que precisarão ser implementadas em futuras plataformas de motocicletas elétricas.

“Nossa criação de modelos iniciais de simulação computacional no início da Fase 1 foi fundamental
para assegurar que a escolha do componente fosse apropriada para cumprir as metas de
desempenho definidas pelos parceiros para o Protótipo TE-1. Demos continuidade a esse trabalho
na Fase 2 do projeto, refinando os modelos em um nível muito mais complexo a fim de possibilitar
que nós e os parceiros imitemos outros componentes da moto, como freios, aceleração,
iluminação e outros sistemas e simulemos a pilotagem do mundo real para fornecer
oportunidades de desenvolvimento antes que os componentes fossem inteiramente projetados.

Além disso, criamos uma plataforma física conectada a todas as unidades de controle com o
objetivo de implementar um programa de testes de validação de projeto para assegurar que a
função de cada parte estivesse dentro da faixa permitida” , informou Truong Quang Dinh,
Professor Assistente de Gestão de Energia e Sistemas de Controle da WMG.
Ao longo da Fase 2, a Triumph desenvolveu um software de controle de veículo inédito e
avançado que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do
acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho. Além disso, integrou a este software
estratégias de segurança funcional líderes, além de dar suporte à WMG em testes de
equipamentos e também desenvolver inteiramente o novo visor de instrumentos protótipo.

Paralelamente a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, a Triumph projetou um chassi
protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto
com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o
Protótipo TE-1. Durante o desenvolvimento do chassi, a empresa levou em consideração o design
da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, cujos desenhos estão sendo revelados pela
primeira vez hoje.

“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feed back importante dos clientes
sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta
elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem,
autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e
os controles da moto. Levando todo esse feed back em consideração, começamos o projeto do
chassi, focando em reunir tudo no Protótipo TE-1 de uma forma que forneça uma experiência de
pilotagem empolgante e nova, mas que no fim das contas seja familiar. Começamos a definir a
interação do motor e da bateria por meio do uso do refinamento do software para fornecer uma
entrega de potência e resposta do acelerador arrebatadores, que proporcionam grande controle e
são intuitivos para o piloto. De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e
empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto
DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo
tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de
demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a
estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph. A equipe está orgulhosa por
liderar um projeto tão inovador, forte e dinâmico com um grupo fantástico de parceiros que
devem estabelecer a engenharia e o design britânicos na vanguarda dos futuros projetos de duas
rodas”, explicou Steve Sargent, Chief Product da Triumph.

VISÃO GERAL DO PROJETO TE-1
O Projeto Triumph TE-1 é uma colaboração inovadora entre a Triumph Motorcycles e os
especialistas em eletrificação do Reino Unido, todos focados em criar inovações em suas próprias
áreas:

• A Triumph Motorcycles está liderando o projeto, fornecendo design avançado de chassi
de motocicletas e especialização em engenharia, excelência em fabricação e sistemas de
segurança funcional pioneiros, assim como definindo características de entrega de
potência de transmissão elétrica.

• A Williams Advanced Engineering está fornecendo design e integração de bateria leve
líder do setor, usando suas instalações de teste e desenvolvimento para oferecer um
sistema inovador de gestão da bateria combinado com a unidade de controle do veículo.

• A Divisão de e-Drive da Integral Powertrain está liderando o desenvolvimento de motores
elétricos e um inversor de carboneto de silício, integrando ambos em um único
compartimento de motor.

• A WMG, na Universidade de Warwick, está fornecendo especialização em eletrificação e
visão crítica para impulsionar a inovação desde a fase de pesquisa e desenvolvimento até o impacto comercial por meio de modelagem e simulação com base nas necessidades
futuras do mercado.

• O Office for Zero Emission Vehicles (OZEV) é uma equipe que trabalha em todo o governo
para apoiar a transição para veículos com emissão zero, e oferece financiamento para
apoiar a infraestrutura de pontos de carregamento em todo o Reino Unido. Isso
contribuirá para o crescimento econômico e ajudará a reduzir as emissões de gases de
efeito estufa e a poluição do ar nas estradas do Reino Unido. O OZEV faz parte do
Departamento de Transporte e do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia
Industrial.

• A Innovate UK é a agência governamental de pesquisa e inovação que apoia o
financiamento de pesquisa e desenvolvimento e o crescimento dos negócios no Reino
Unido.

É um projeto organizado em quatro fases principais, com um dos seus principais objetivos sendo o
aumento da integração dos sistemas. Ao desenvolver componentes individuais de transmissões
elétricas de base automotiva e otimizá-los em inovadoras unidades combinadas, o projeto visa
fornecer sofisticados sistemas de motocicletas elétricas que reduzem a massa, a complexidade e
as exigências de acondicionamento.

A Triumph Motorcycles está trabalhando junto com as organizações parceiras para acelerar a
especialização conjunta em acondicionamento e segurança de baterias, dimensionamento e
acondicionamento ideais do motor elétrico, integração de sistemas de frenagem, incluindo
frenagem regenerativa e sistemas avançados de segurança. A inovação e os recursos
desenvolvidos nessas áreas contribuirão para a futura estratégia de motocicletas elétricas da
Triumph.

“A Innovate UK tem trabalhado em estreita parceria com o Office of Zero Emission Vehicles para
cumprir o programa de entrega integrada desde 2013. Isso inclui financiamento para inovação
revolucionária nos setores automotivos para tecnologias de veículos com emissão zero, desde a
prova de conceito até a demonstração do veículo. O projeto TE-1 faz parte deste programa e está
alinhado com a política ‘Road to Zero’ e estabelece um marco importante em direção a veículos
com zero absoluto em emissões. Estamos orgulhosos de financiar este projeto, que é pioneiro na
fabricação de motocicletas com emissão zero no Reino Unido, uma vez que desenvolveu com
sucesso, graças a um grupo muito talentoso, a primeira motocicleta elétrica da Triumph em um
período muito rápido e preparou o alicerce para o futuro das motocicletas elétricas”, comentou
Francesca Iudicello Ceng Mimeche, gerente do Programa Veículos Automotivos com Emissão Zero
da Innovate UK.

“O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento é fundamental para a nossa missão de colocar o
Reino Unido na vanguarda de projetos, fabricação e uso de veículos com emissão zero. Ao apoiar
essas tecnologias, estamos ajudando a cumprir nossos objetivos de descarbonização do transporte
rodoviário, ao passo que ancoramos a atividade econômica em todo o Reino Unido, o que apoiará
a recuperação ecológica após a pandemia. É por isso que o Office for Zero Emission Vehicles
continua projetando e financiando uma série de ações de pesquisa e desenvolvimento que apóiam
a inovação do Reino Unido no desenvolvimento de veículos com emissão zero e tecnologias de
infraestrutura de carregamento. O Projeto TE-1 da Triumph é parte do nosso diversificado
portfólio de projetos ambiciosos de eletrificação, que estão enfrentando desafios em linha com
nossas ambições de eliminação gradual acelerada de carros e vans a gasolina e diesel e compromissos de veículos elétricos no ‘Plano de Dez Pontos do Primeiro Ministro’. Estamos
empolgados em ver que nosso financiamento está ajudando a Triumph no avanço da inovação e
das funcionalidades no âmbito das motocicletas elétricas, à medida que incentiva a colaboração
entre várias empresas pioneiras no Reino Unido”, afirmou Jon Bray, líder de Pesquisa e
Desenvolvimento do Office for Zero Emission Vehicles.